Direito do Consumidor – Vícios de Qualidade e Quantidade

Publicado em 22/04/2003

Desse modo, com fundamento no mesmo preceito (art. 2º, parágrafo único) é possível a reparação dos danos individualmente sofridos por essa coletividade.

Saliente-se que, após a condenação genérica, a reparação dos danos individualmente sofridos se dá com a posterior habilitação dos interessados (mediante comprovação do nexo de causalidade entre o fato e o dano ocorrido) quando, então, é apurado o quantum debeatur através de liquidação de sentença.

Com isso , podemos perceber que o conceito do parágrafo único do art. 2º é um pouco mais abrangente que o contido no caput do mesmo artigo, mantendo, todavia, a necessidade da participação efetiva na relação de consumo, fato despiciendo nas definições do art. 17 e 29.

Dessa forma, a aplicação do disposto no parágrafo único é muito restrita, pois, na maioria das vezes, as outras definições encaixam-se adequadamente. Aliás, se analisarmos detalhadamente o CDC, constataremos que, a única seção que não prevê uma definição de consumidor é a referente ao vício do produto (seção III).

Sem levar em conta, ainda que, tanto no artigo 17 quanto no artigo 29, não há a necessidade de participação efetiva na relação de consumo, basta ser vítima ou estar exposta às práticas comerciais. E, em se tratando de defesa dos interesses dos consumidores,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.