Direito de ação

Publicado em 22/04/2003

Princípios do Direito

Apanhado histórico

Pesquisando o tema que nos foi proposto, qual seja, Princípio do Direito de Ação ou ainda Princípio da Inafastabilidade do Controle Jurisdicional, chegamos às seguintes conclusões:

1.º Não há como desenvolver este tema sem nos remeter a fatos históricos;

2.º Não há, também, a possibilidade de discutir o tema proposto sem se reportar ao Devido Processo Legal (Due Process of Law), por ser este o continente de todos os outros princípios processuais.

O termo Devido Processo Legal, surge com maior força na Magna Carta de João-Sem-Terra, no ano de 1.215 quando, em seu artigo 39 prescreve: "Nenhum homem livre será preso ou privado de sua propriedade, de sua liberdade ou de seus hábitos declarado fora da lei ou exilado ou de qualquer forma destruído, nem o castigaremos nem mandaremos forças contra ele, salvo julgamento legal feito por seus pares ou pela lei do país". Assim faz-se referencia ao Law of the Land (lei da terra). Sendo que o termo Due Process of Law foi utilizado pela primeira vez no reinado de Eduardo III, rei inglês, no ano de 1.354.

Já num período mais recente, a Constituição Americana de 1.787, ratificou o Princípio da Magna Carta. Nesse período e ainda hoje, entende-se o Princípio do Devido Processo Legal pelo trinômio: Vida,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.