Direito de Ação

Publicado em 03/04/2005

O DIREITO DE AÇÃO


INTRODUÇÃO

Do Monopólio Estatal da Justiça

Primeiramente há que se entender a palavra ação. Ela pode ser empregada em vários sentidos, quais sejam: acepção subjetiva, acepção objetiva, acepção material e acepção formal. Na acepção subjetiva diz-se que Ação é o direito de requerer em Juízo aquilo que é devido ao autor; na acepção objetiva, é o remédio de direito para pedir ao juiz que obrigue outrem a dar ou fazer aquilo de que tem obrigação perfeita; na acepção material, é o litígio em juízo acerca de uma relação de direito; e na acepção formal, é série ordenada e processual de atos formalizados pela lei para o litígio em juízo sobre uma causa ou relação de direito.

Surge então o Princípio do Direito de Ação em nosso ordenamento jurídico. O Estado, ao vetar aos cidadãos que façam justiça pelas próprias mãos e ao assumir a jurisdição, não só se encarregou da tutela jurídica dos direito subjetivos privados, como se obrigou a prestá-la sempre que regulamente invocada, estabelecendo, desta maneira, em favor do interessado, a faculdade de requerer sua intervenção sempre que se julgue lesado em seus direitos.

Conceito de Ação

O conceito de ação traz os indivíduos, com os seus bens, os seus interesses, os seus direitos, e o Estado na sua função jurisdicional.

Dada a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.