Direito Criminal no Império e Códigos Anteriores

Publicado em 29/07/2003

DIREITO CRIMINAL NO IMPÉRIO E CÓDIGOS ANTERIORES


INTRODUÇÃO

Vigoraram no Brasil as Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipinas. Surgiu-se o Código Criminal do Império em 1830, o Código Penal Republicano de 1890 e a Consolidação das Leis Penais, de 1932.

O estatuto em vigor é o Código Penal de 1940 (DL 2.848, de 07.12.40), que sofreu alterações importantes em 1977 (L 6.416 de 24.05.77), bem como uma reformulação da sua Parte Geral em 1984 (L 7.209, de 11.07.84).

Em 1969, elaborou-se um novo Código Penal (DL 1.004, de 21.10.69), que, porém, não chegou a entrar em vigor, vez que, após vários adiamentos, por quase 10 anos, foi finalmente revogado em 1978 (L 6.578, de 11.10.78).


HISTÓRIA DO DIREITO PENAL BRASILEIRO

Quando se processou a colonização do Brasil, embora as tribos aqui existentes apresentassem diferentes estágios de evolução, as idéias de Direito Penal que podem ser atribuídas aos indígenas estavam ligadas ao direito costumeiro, encontrando-se nele a vingança privada, a vingança coletiva e o talião. Entretanto, como bem acentua José Henrique Pierangelli, "dado o seu primarismo, as praticas punitivas das tribos selvagens que habitavam o nosso país em nenhum momento influíram na nossa legislação".

O Direito Penal que vigorou no Brasil, desde o seu descobrimento até a independência, tinha por fonte Livro V das Ordenações do Reino.

Quando o Brasil foi descoberto, vigoraram as Ordenações Afonsinas, que foram mandadas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.