Direito Canônico

Publicado em 06/10/2003

O costume de escrever as normas vêm de milênios atrás. Os primeiros códigos de leis datam dos tempos anteriores da era Cristã. Na igreja, as coleções de normas escritas vêm desde os primeiros tempos.

As pregações de Jesus Cristo e seus apóstolos, especialmente os evangelhos de São Mateus, de São Marcos, de São Lucas e de São João, bem como as Epístolas de São Paulo e de São Pedro, constituem as fontes primárias do Direito Canônico, que datam da primeira centúria Cristã.

As comunidades religiosas, organizando-se e vivendo sob a inspiração dos princípios evangélicos, foram, pouco a pouco, estabelecendo práticas, usos e costumes, que, com o decorrer do tempo, adquiriram força de direito costumeiro, ascendendo mais tarde, à categoria de cânones.

Os magnos concílios da igreja, como o de Nicéia (325 d.C.) e o de Constantinopla (381 d.C.), multiplicaram esses cânones, depois compilados com a denominação Canones Apostolicus. As cartas de bispos insignes, como Dionysius e Basilius, tinham força de canon. Os concílios africanos, de modo especial o de Cartago (419 d.C.), introduziram centenas de cânones, que, com muitos outros, foram consolidados no segundo concílio de Nicéia, em 787, passando a constituir o Direito Canônico da Igreja Grega.

Após os concílios de Nicéia (325 d.C.) e de Sárdica (343 d.C.), a Igreja Romana foi orientada, neste particular, pelas cartas ou decretais, de bispos e papas, como Syriacus (384 d.C.), Anastasius II (496 d.C.), e Adrianus I (774 d.C.), cujos cânones se propagaram pelas regiões que, hoje,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.