Direito Autoral

Publicado em 22/04/2003

Direito Autoral


Introdução


O direito autoral já foi classificado como o mais sagrado de todos os direitos, porque ele diz respeito ao que o homem cria. A criação humana é de base do desenvolvimento e, portanto, da civilização.

Histórico

Se fala em direito autoral desde 330 A.C., o governo de Atenas determinou que obras de três grandes autores fossem copiadas e depositadas nos arquivos do estado.

Com o surgimento da imprensa, o problema do Direto Autoral tomou vulto. Antigamente os autores e artistas eram protegidos pelos grandes potentados ou pela massa popular. Poetas, seresteiros, escultores, cantores, recebiam favores de reis e papa ou, então, nas terras e praças públicas ganhavam aplausos e algo para viver.

Era uma profissão como qualquer outra, que merecia remuneração. Quem escreve um livro, uma peça de teatro, pinta um quadro, compõe uma sinfonia, esculpi uma estátua, esta realizando um trabalho que serve e interessa a toda a humanidade.

A primeira Lei

Em 1720, na Inglaterra surgiu o Estatuto da Rainha Ana, referia-se ao direito de venda de livros, esse direito era concedido aos editores. Era um privilégio real. A partir deste Estatuto, o autor passou a ter direitos sobre a sua obra.

No mundo

A ONU, na Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo 27 item 2 diz que: "Toda pessoa tem direito a proteção dos interesses morais e materiais que lhes correspondem em razão de produções científicas, literárias ou artísticas de que seja autora".

Em 09 de setembro de 1886, firmou-se a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.