DIREITO AMBIENTAL

Publicado em 29/12/2006

Princípio do poluidor-pagador

O princípio do poluidor-pagador, previsto no art. 225 § 3º, consiste na obrigatoriedade de pessoa, física ou jurídica, sujeitar-se às sanções penais, administrativas ou civis, quando da prática de conduta ou atividade lesivas ao meio ambiente.Este princípio traz em si duas vertentes: o caráter preventivo e o caráter repressivo.

O caráter preventivo acontece quando se impõe ao poluidor o dever de utilizar instrumentos que visem a prevenção dos danos que porventura sua atividade possa ocasionar. O caráter repressivo se expressa quando o poluidor se responsabiliza pelos danos ocasionados por ele. Cabe ao poluidor, dessa forma, arcar com os custos que sejam necessários para eliminar ou reduzir os efeitos dos danos causados até o limite da suportabilidade do ser humano, para assegurar uma sadia qualidade de vida.É justamente na ordem repressiva que passa a atuar a responsabilidade civil por danos ambientais e todas as suas feições como a objetividade, a prioridade da reparação in natura ou em dinheiro e a solidariedade para suportar os danos causados.

Princípio da compensação

Este princípio não está expressamente previsto na legislação, mas existe em virtude da necessidade de se encontrar uma forma de reparação do dano ambiental, principalmente quando irreversível. O ressarcimento do dano ambiental pode ser feito de duas formas: in natura ou através de uma indenização em dinheiro. Na maioria das vezes decide-se optar pela primeira forma de reparação, haja vista, os afetados com o dano ambiental serem, na maioria das vezes,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.