Direito Alternativo e o Uso Alternativo do Direito

Publicado em 29/07/2003

  • A crítica, a fim de apurar a autenticidade é , em seguida, a constitucionalidade da lei, regulamento ou ato jurídico ;
  • interpretação, a fim de descobrir o sentido e o alcance do texto;
  • o suprimento das lacunas, com o auxilio da analogia, dos costumes e dos princípios gerais do Direito;
  • o exame das questões possíveis sobre ab-rogação, ou simples derrogação de preceitos, bem como acerca da autoridade das disposições expressas, relativamente ao espaço e ao tempo.
A aplicação não prescinde da Hermenêutica: a primeira pressupõe a segunda.

Por fim, a freqüência do uso alternativo do direito, que vem criar jurisprudência nos tribunais e tornar o Poder Judiciário mais equânime nas suas decisões, deve ser instrumento de realização da justiça social, fazendo a prestação da justiça de forma imparcial, independente e igualitária em justiça aos desiguais ").

No sentido oposto do raciocínio até então apresentado, escutamos a seguinte opinião:

A título de se pretender fugir à fria letra da lei, busca-se aplicar uma justiça social, como se pudesse haver justiça anti-social, mais voltada para a comunidade pobre, com a alegação de que existem lacunas a serem preenchidas na legislação.

É do conhecimento dos aplicadores do direito que nem todos os fatos sociais são jurisdicizados pelo legislador. Para tais fatos, em face da impossibilidade de o juiz eximir-se de sentenciar, assim determina o art. 126 do CPC:

Art. 126 - O juiz não se exime de sentenciar ou despachar alegando lacuna ou obscuridade da lei. No…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.