Dever Ético, Moral e Profissional dos Operadores do Direito

Publicado em 22/04/2003

DEVER ÉTICO MORAL E PROFISSIONAL DOS OPERADORES DO DIREITO


INTRODUÇÃO:

O presente trabalho tem por objetivo uma análise crítica da polêmica questão do DEVER MORAL, ÉTICO E PROFISSIONAL DOS OPERADORES DO DIREITO EM RELAÇÃO AO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL, abordando seus aspectos conceituais, históricos, legais e constitucionais.

No processo penal, o grande desiderato não é a composição do litígio, mas sim desvendar, demonstrar, aclarear, encontrar a verdade dos fatos. A finalidade do processo penal é encontrar a verdade real. Encontrada, fica fácil a aplicação do Direito, seja prevalecendo o ‘jus puniendi’ do Estado, seja prevalecendo o ‘jus libertatis’ do réu, pois Tanto um quanto o outro, dependem, para serem efetivados, da descoberta da verdade real.

O grande interesse do Estado é, sem dúvida, ver a Constituição Federal ser efetivada, é ver os objetivos estabelecidos no art. 3º, I, II, III e IV, da CF/88, se realizarem. Evidente que, se o Estado quer alcançar os objetivos, principalmente, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a erradicação da pobreza e da marginalização, com promoção de todos sem preconceitos e qualquer forma de discriminalização, claro que a conseqüência lógica é o estabelecimento do estado de inocência da pessoa humana, como mui sensivelmente adotado pelo próprio povo, via legislador constitucional, cf. art. 5º, 57, da CF/88.

O processo, não é uma coisa feita, um caminho que se deva percorrer, senão uma coisa que se deve…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.