A (Des)Construção da Cidadania: O Sistema Prisional Brasileiro na Ótica dos Direitos Humanos

Publicado em 02/06/2015

2.3 A ressocialização do apenado como garantia de cidadania e de direitos humanos

Sobrevindo uma condenação por crime, cuja pena corresponda à privação de direitos e liberdade, após seu trânsito em julgado, o condenado passa a ter sua situação regulada pela Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984, denominada Lei de Execução Penal. Nela estão contidos duzentos e quatro artigos, dispostos em nove títulos, com princípios e preceitos que devem nortear o ente estatal na aplicabilidade da reprimenda.
O sistema prisional brasileiro deveria se nortear fundamentalmente em institutos como os direitos humanos e a cidadania, enfatizando as concepções humanísticas, filosóficas, éticas e sociais que representa a pilastra de sua instrumentalidade.
A correção do indivíduo autor de uma prática criminosa punível com pena privativa de liberdade deveria ser a busca incessante do sistema prisional. Para isto foram criados mecanismos com preceitos destinados a proporcionar um regime de constante progressão ao preso com fundamentos em seu passado, comportamento enquanto detento, proporcionando níveis de repressão de acordo com a personalidade do indivíduo, de maneira a reintegrá-lo à sociedade gradualmente e de maneira natural.
Na legislação, as garantias ao indivíduo na condição de apenado vão desde a proibição de discriminação por motivos de nacionalidade, religião, raça, cor ou sexo. Teve o legislador cuidados com o princípio de que aqueles que cometeram um delito punível são capazes de alcançar uma total reintegração à sociedade sem ter seus direitos violados. Para isto, é necessário que o apenado receba um tratamento digno e justo.
O sistema prisional foi criado como instrumento de ressocialização do indivíduo, uma forma de oportunizar ao cidadão que um dia acabou delinquindo, um tempo para refletir e resgatar os princípios de moral e bons…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.