Democracia Americana de Alexis de Tocqueville

Publicado em 24/02/2005

Em segundo lugar, questiona-se se é possível, e, em sendo, como o é, conciliar a proposição providencialista com as exigências éticas e políticas de Tocqueville acerca da responsabilidade individual e coletiva dos homens perante os destinos das nações e da civilização. Quer-se aí saber se há ou não determinismo ou fatalismo na filosofia histórica tocquevilleana, de que modo ele pode prever ou afirmar a continuidade do processo secular de igualização no futuro e, principalmente, se sua concepção histórica não estaria contribuindo para aquela que considerava a mais nefasta das conseqüências políticas das idéias democráticas: a paralisia dos agentes públicos que reforça o despotismo.

De modo geral, os comentadores recentes de Tocqueville recusam-se a admitir um significado literal para o termo Providência, preferindo tratá-lo como artifício retórico ou metáfora e, mesmo quando admitem a sinceridade do providencialismo tocquevilleano, acabam por salientar, como de maior relevância, os critérios empíricos que acompanham a proposição transcendental. Para Georges Lefebvre (1953:23), por exemplo, o providencialismo de Tocqueville "traduz na realidade a submissão aos fatos. É a força irresistível da evolução [imanente] que inspira em Tocqueville ‘um terror religioso’". Edward Gargan (1963:335), salientando a influência de Guizot sobre a concepção histórica do autor da Democracia, afirma que, mesmo quando Tocqueville buscou o suporte da Providência para dar força às suas observações, seu…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.