Das Provas no Processo Penal

Publicado em 22/04/2003

Na Roma antiga não existia uma teoria legal da prova, e o livre convencimento do juiz, de julgar de acordo com sua consciência, sempre foi respeitado. A prova por indícios, além de ser admitida na prática, era considerada suficiente para a condenação, desde que se mostrasse incontestável.

Na Idade média, os indícios apresentavam um caráter de todo supersticioso e simbólico, intervindo a divindade tanto para designar o autor do delito como para punir o delinqüente. Os indícios assemelhavam-se às presunções legais, das quais receberam força probante, de modo que a fuga do acusado era considerada confissão de culpa.

Os indícios foram regulados, mediante uma elaboração qualitativa e quantitativa, como fonte idônea do convencimento judicial. Somava-se para submeter alguém à tortura ou para condenar.

Segundo os textos da Inquisição, o tormento era autorizado diante da prova semiplena, vale dizer, quando presentes determinados indícios. Se da tortura se obtivesse confissão, os indícios elevavam-se à categoria de prova plena, dando lugar à condenação; caso contrário, perdiam qualquer valor probante, e o acusado era absolvido, salvo nos casos excepcionais de tortura, quando então a absolvição era só sobre a reserva de informações mais amplas, em tempo determinado ou indeterminado.

O século XVI assinala o surgimento da Constitutio…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.