Das Provas no Processo Penal

Publicado em 22/04/2003

O réu tem o direito de ser ouvido previamente sobre quaisquer provas produzidas no processo penal condenatório. A inobservância dessa prerrogativa que possui extração constitucional implica cerceamento de defesa e gera, como inevitável efeito conseqüencial, a nulidade do procedimento persecutório.


REALIZAÇÃO DAS PERÍCIAS


Determinada a realização do exame, a autoridade policial ou judiciária e as partes podem formular quesitos, ou seja, perguntas pertinentes à perícia e que versem pontos a serem esclarecidos. Tais quesitos podem ser formulados até o ato da diligência (art. 176); consequentemente não podem ser propostos durante a sua realização. Cabe o oferecimento tempestivo de quesitos em qualquer espécie de perícia, mesmo as complementares, constituindo o indeferimento do pedido ilegalidade e restrição ao direito das partes, que importam nulidade da decisão e da perícia que assim se realizar.

Dispõe-se que "os peritos elaborarão o laudo pericial, onde descreverão minuciosamente o que examinarem, e responderão aos quesitos formulados" (art. 160, caput, do CPP, com redação dada pela lei n.º 8.862, de 28/03/1994).

Se houver divergência entre os peritos, serão consignadas nos autos do exame as declarações e respostas de um e de outro cada um redigirá separadamente o seu laudo (art. 180, 1ª parte). Nessa hipótese a autoridade policial deve obrigatoriamente nomear um terceiro perito (art. 180, 2ª parte). Caso esse último divirja dos primeiros, a autoridade manda proceder o novo exame por outros peritos (art. 180, parte final). Essa última nomeação, como se verifica do dispositivo, é facultativa, podendo o juiz deixar…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.