DaS ProvaS no Processo Civil

Publicado em 17/04/2006

O ordenamento jurídico veda a utilização da prova obtida por meio ilícito (CF, art. 5º, LVI). O conceito de meio ilícito deve ser obtido por exclusão, tendo em vista o disposto do artigo 332 do Código Processual Civil, que prevê a utilização das provas obtidas pelos meios legais e os moralmente legítimos, ou seja, que não repugnem ao direito.

Três são as correntes sobre o tema:

a) Obstativa: considera inadmissível a prova obtida por meio ilícito, em qualquer hipótese e sob qualquer argumento, não cedendo mesmo quando o direito em debate mostra elevada relevância. Também conhecida como ‘teoria do fruto da árvore envenenada", considera que o ilícito na obtenção da prova contamina o resultado havido;

b) Permissiva: aceita a prova assim obtida, por entender que o ilícito se refere ao meio de obtenção da prova, não a seu conteúdo;

c) Intermediária: admite a prova ilícita, dependendo dos valores jurídicos e morais em jogo.

Esta última parece ser a que melhor se coaduna com o aspecto publicístico do processo. Sempre que a prova for obtida por meio ilícito, deve ser tratada com reservas. Mas se o direito em debate for relevante, envolvendo questões de alta carga valorativa, é admissível reconhecer-se eficácia a tal prova. Pode-se exemplificar essas duas situações com temas costumeiros em direito de família. A conversa telefônica clandestina não serve de prova na separação judicial, mas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.