Das Provas

Publicado em 30/05/2004

Ensina a experiência ser de nenhum proveito a inquirição de testemunhas em número exagerado. O fato que se não provar com algumas testemunhas, igualmente, de ordinário, não se provará com muitas. Com esse fundamento principal, o direito brasileiro, na esteira do direito tradicional e raízes no direito romano, limita o número de testemunhas a se ouvirem no processo, estabelecendo que "é lícito a cada parte oferecer, no máximo, dez testemunhas"(Cód. Proc. Civil, art. 407, parágrafo único).

11.11 Admissão da prova testemunhal

Proposta a prova testemunhal, no processo de conhecimento de rito ordinário, deverá o juiz resolver sobre sua admissão, o que o fará no saneamento.

José Frederico Marques afirma que a lei "tem alguma desconfiança para com a prova testemunhal, e que se manifesta em limites e restrições pertinentes à sua realização e admissibilidade".

No processo sumário, como a proposta da prova e o rol de testemunhas deverão constar da própria petição inicial, quando o interessado for o autor, ao ser esta despachada terá que manifestar-se o juiz sobre a admissão da prova.



CAPÍTULO XII - DOS EXAMES PERICIAIS

12.1 Conceito de perícia

O juiz toma várias providências dentro do processo, como ouvir diretamente a partes, ler os documentos, inquirir diretamente as testemunhas, lê pessoalmente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.