Das Provas

Publicado em 30/05/2004

10.2 Natureza jurídica da confissão

Há duas correntes distintas. Uma de natureza convencional, e outra considera a confissão meio de prova.

O caráter convencional resultaria de dois agrupamentos: o reconhecimento voluntário de fatos constitutivos do direito do adversário, onde o confitente seja capaz de renunciar ao próprio direito. Os fatos confessados deverão ser considerados verdadeiros, sendo-lhe vedada a livre apreciação dos mesmos. A confissão traduz a verdade dos fatos alegados. Na confissão, não houvesse um ato de disposição de direitos privados, um contrato, haveria sempre ato dispositivo de direitos processuais.

Não convencendo os argumentos, a corrente que considera a confissão meio de prova, coloca que aquele reconhecimento diz respeito a fatos acorridos no passado e, como tal, prova uma obrigação anterior e preexistente, não originando dele uma obrigação. O principal fundamento da confissão é de ordem psicológica, consistente na regra moral de dizer a verdade. Afastando qualquer idéia contratual na confissão, é que a validade desta não depende de sua aceitação pela parte contrária.

Prescreve o art. 350 CPC: a confissão judicial faz prova contra o confitente. Não dependem de prova os fatos: II- afirmados por uma parte e confessados pela parte contrária art. 334, II…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.