Da Obrigação Natural

Publicado em 22/04/2003

Da Obrigação Natural


Seu conceito no Direito Romano

A teoria das obrigações naturais, quer no seu conceito, quer nas suas aplicações práticas, reveste-se de grandes dificuldades e árduas controvérsias. Seu conceito é realmente incerto e suas aplicações práticas são vacilantes e indecisas. Trata-se assim, de instituto impreciso, cuja natureza é ainda mais incerta. Daí as complexidades de seu estudo, que constitui tarefa ingente e difícil.

O direito romano já conhecia tal espécie de obrigações, que denominava obligatio tantum naturalis, ou, mais enfaticamente, obligationes naturales. De acordo com as Institutas, a obrigação natural consistia no vínculo entre duas pessoas, conforme o jus gentium e não reprovado pelo jus civile.

A obrigação natural contrapunha-se, portanto, a obrigação civil, capaz de produzir todos os efeitos jurídicos, por ter sido estabelecida em conformidade com os preceitos do jus civile.

A obligatio naturalis tem seu fundamento no próprio jus civile, ou melhor, nas causae civiles das obrigações civis. Funda-se assim em causas que, juridicamente, seriam capazes de obrigar o devedor e de produzir todos os efeitos de direito, inerentes às obrigações civis, se o jus civile, por circunstâncias extrínsecas, não lhes houvesse arrebatado tais efeitos.

A tendência do direito romano manifestava-se no sentido de aproximar as obrigações naturais das civis, a exemplo do que sucedera com a propriedade quiritária e a propriedade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.