Da Ação Penal

Publicado em 17/04/2006

Este princípio está previsto no artigo 48 do CPP. Em caso de concurso de agentes, o ofendido não pode escolher contra quem propor a ação penal: ou exerce o direito de queixa contra todos os autores do crime, ou não exerce contra ninguém, pois a ação penal privada é indivisível. O querelante pode decidir entre propor ou não a ação, mas nunca contra quem propor.

O Ministério Público não pode aditar a queixa para nela incluir os outros ofensores, pois estaria invadindo a legitimação do ofendido.

MIRABETE entende que, no caso de não-inclusão involuntária de ofensor na queixa-crime (por exemplo, desconhecimento da identidade do co-autor), o Ministério Público deve fazer o aditamento, nos termos do art. 45, do CPP.

2.3.4 PRINCÍPIO DA INTRANSCENDÊNCIA

A infração penal só pode ser proposta em face do autor e do partícipe da infração penal, não podendo se estender a quaisquer outras pessoas, pois a pena é personalíssima, decorrência do princípio consagrado no art. 5º, XLV, da Carta Magna.

2.4 ESPÉCIES DE AÇÃO PENAL PRIVADA

2.4.1 PERSONALÍSSIMA

A iniciativa da ação penal pertence unicamente ao ofendido, de sorte que nenhuma outra pessoa pode agir em seu lugar, na qualidade de representante ou sucessão por morte ou ausência. Assim, falecendo o ofendido, nada há que se fazer a não ser aguardar a extinção da punibilidade do agente. No caso do ofendido incapaz, seja em virtude de pouca idade, ou em virtude de enfermidade mental, a queixa não poderá ser exercida, haja vista a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.