Cultura Filosófica

Publicado em 16/10/2009

O autor começa seu discurso definindo o Estado: (...)"governos que tiveram e têm autoridade sobre os homens"(...) (Cap. I), e pontua que o Estado pode ser uma república ou um principado. Como na época o mais comum é o principado, o autor tratou deste, por grande parte da obra.

Em relação à forma que o principado é adquirido, ou seja, se por hereditariedade ou por conquista; o autor argumenta com exemplos, no intuito de aconselhamento ao príncipe, sobre a capacidade de conservação do poder. Ao contrário, da facilidade na manutenção do poder nos principados conquistados pela sucessão hereditária, portanto baseada na tradição, os principados novos ou mistos devem, segundo Maquiavel ter uma forma eficaz de controle. E, aconselha soluções onde existe ameaça na conservação do poder do príncipe, tais como: eliminação da linhagem de nobres do antecessor, a conduta de não alterar a organização de leis e impostos que estavam em vigor, a instalação de colônias ou a permanência do dominador no local conquistado, previne veemente sobre o perigo do poder temporal da Igreja e principalmente, estimula a conquista de aliados entre os dominados e entre seus vizinhos, pontuando a importância do apoio dos membros da sociedade conquistada.

Através do exemplo do caso histórico da sucessão de Alexandre O Grande, que morreu logo após a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.