Culpabilidade

Publicado em 29/07/2003

DIREITO PENAL


1- CULPABILIDADE – CONCEITO.

A palavra culpa e culpado tem sentido léxico e comum de indicar que uma pessoa é responsável pela falta cometida, ou seja, pode ter praticado um ato condenável. Somos " culpado " de nossas mas ações, de termos causado um dano, uma lesão. Esse resultado lesivo, só pode ser atribuído a quem lhe deu causa se essa pessoa pudesse ter procedido de maneira diversa e não o fez, se pudesse com seu comportamento ter evitado a lesão causada ao bem juridicamente tutelado.

No Direito Penal da antigüidade, a responsabilidade penal decorria contudo, do simples fato lesivo, sem que se indagasse da " culpa " do autor da conduta. Percebeu-se, porém, que somente pode ser aplicadas sanções ao homem causador do resultado lesivo, se com o seu comportamento, poderia tê-lo evitado.

É necessário indagar se o homem quis o resultado ou ao menos poderia prever que esse evento iria ocorrer. Para se falar em culpa, é necessário verificar se no ao estavam presentes a vontade e a previsibilidade ( dolo ou culpa ).

Tal teoria não explica convenientemente a culpabilidade penal, pois na culpa inconsciente ( sem previsão do resultado ) não há nenhuma ligação entre o autor e o resultado. Somente o dolo e a culpa não caracterizam a culpabilidade, se a conduta não for reprovável pela lei penal. Sendo assim, dolo e culpa não são modalidades e sim elementos da culpabilidade, e o fato somente é censurável se, nas circunstancias, se pudesse exigir do agente um comportamento de acordo com o direito, considerando-se que essa censurabilidade somente existe se há no…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.