CULPA

Publicado em 06/11/2009

1.2 Conceito

A partir das considerações acima, podemos dizer que o crime culposo consiste na conduta violadora do dever de cuidado (comportamento negligente ou imprudente), causadora de um resultado ilícito involuntário que, nas circunstancias era previsível. Para Magalhães Noronha, o agente comete um crime culposo quando, “deixando de empregar a atenção ou diligência de que era capaz em face das circunstâncias, não previu o caráter delituoso de sua ação ou o resultado desta, ou, tendo-o previsto, supôs levianamente que não se realizaria; bem como quando quis o resultado, militando, entretanto, em inescusável erro de fato. Conforme definiu Heleno Fragoso, “há crime culposo quando o agente, violando o cuidado, a atenção ou a diligencia a que estava adstrito, causa o resultado que podia prever, ou que previu, supondo, no entanto, levianamente, que não ocorreria.”

1.3 Elementos do Delito Culposo

O delito culposo apresenta os seguintes elementos: conduta humana voluntária; inobservância do dever objetivo de cuidado (negligência, imprudência ou imperícia); produção de um resultado e nexo causal; previsibilidade objetiva do resultado; e conexão interna entre desvalor da ação e desvalor do resultado; tipicidade.

1.3.1 Conduta Humana Voluntária

O crime é sempre conduta (ação ou omissão) do homem. Isto vale tanto para o crime doloso quanto para o crime culposo. Este, aliás, é sempre crime de ação e de resultado concreto (homicídio, incêndio, lesão corporal). O que é importante assinalar é que, no crime culposo, a ação é voluntária, embora a vontade…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.