Crimes Hediondos

Publicado em 11/07/2006

De ressaltar por fim, que a doutrina penal não admite a analogia como forma de criar conduta típica. Ou o indivíduo comete, sob égide do nexo causal uma conduta descrita na lei como antijurídica, ou não comete crime algum, podendo, quando muito, praticar um ilícito civil, passível de reparação.


CAPÍTULO III – CAUSAS DE DIMINUIÇÃO E AUMENTO DA PENA E SEUS REFLEXOS NOS CRIMES HEDIONDOS

3.1. Causas extintivas de punibilidade: anistia, graça, indulto

Causas de Diminuição de Pena

As causas de diminuição de pena existentes na Parte Geral Código Penal, aplicam-se aos Crimes Hediondos, com exceção do arrependimento posterior, que pressupõe a prática de crimes cometidos sem violência. Desta maneira estendem-se aos Crimes Hediondos o reconhecimento de semi-imputabilidade, erro evitável sobre a ilicitude do fato, sacrifício de direito ameaçado, no estado de necessidade, tentativa e outros. Neste sentido a classificação de Crime Hediondo não obstou em momento algum a incidência, nas proporções estabelecidas em lei penal, das causas de diminuição da parte geral.

A tentativa é a mais significativa das causas redutoras de pena na parte geral. A menção expressa à forma tentada era, na verdade, perfeitamente dispensável, bastava a referencia aos tipos selecionados pelo legislador para entender, com base na regra de aplicação geral contida no art. 14, que tanto o crime consumado quanto sua tentativa estariam sujeitos aos rigores da Lei dos Crimes Hediondos.

No art. 7º da Lei 8.072/90, o crime de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.