Crimes Contra a Inviolabilidade do Domicílio e de Violação de Correspondência

Publicado em 15/05/2015

II - a. Classificação doutrinária
Crime comum em relação ao sujeito ativo, bem como quanto ao sujeito passivo; doloso; de mera conduta; de forma livre; comissivo ou comissivo por omissão (desde que o agente se encontre na posição de garantidor); monossubjetivo; plurissubsistente; instantâneo, podendo ser de efeitos permanentes na hipótese de destruição, dupla subjetividade passiva (pois tanto o remetente quanto o destinatário são considerados sujeitos passivos do delito em tela).

II - b. Sujeito Ativo
Qualquer pessoa pode praticar o delito de violação de correspondência, menos o remetendo ou o destinatário.

II- c. Sujeito Passivo
Dupla subjetividade passiva, Remetente e destinatário.

II - d. Elemento Subjetivo do tipo
Tendo em vista que os tipos penais são praticamente idênticos, os comentários feitos servem para a Lei 6.538/78, que passou a cuidar do delito da violação de correspondência.
Devassar significa penetrar e descobrir o conteúdo de algo; é ter vista do que está vedado, portanto, a conduta proibida pelo tipo penal é descortinar, sem autorização legal, o conteúdo de uma correspondência, que é declarada inviolável por norma constitucional.
Não significa necessariamente, embora seja o usual, abri-la-, podendo-se violar o seu conteúdo por outros métodos, até singelos, como colocar a missiva contra a luz, a pena, no Código Penal, é de detenção, de um a seis meses, ou multa, como mencionado, a Lei 6.538/78 alterou o disposto no at.151, passando a prever uma pena de detenção de ate seis meses ou o pagamento de multa não excedente a 20 dias-multa.
Não tendo o legislador fixado na lei especial pena mínima par o crime, é preciso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.