Corrupção Passiva

Publicado em 24/10/2006

"Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem:

Pena – reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa."

Pena determinada pela Lei 10.763/2003


1. Corrupção passiva

1.1. Conceito

A corrupção não é um traço peculiar da época contemporânea, Montesquieu cita-a como sendo uma das causas da queda do império Romano. Na Idade Média, eram muito rigorosas as penas para os juízes e funcionários corruptos, mas as leis também especificavam o que podia ser recebido fora dos proventos do cargo sem que se incorresse em pena, mas o direito medieval ignorava a corrupção imprópria, isto é, a que não visava a um valor injusto.

No Brasil, as ordenações Filipinas excluíam o crime quando as coisas doadas fossem pão, vinho, carne, por exemplo. No direito romano, a corrupção era tratada junto com a concussão, permanecendo assim até o direito intermédio. A distinção entre elas só veio em 1791 com o Código Francês. No Brasil, o Código de 1830 incriminava a corrupção sob os nomes de peita e suborno, o de 1890 os considerava sinônimos.

A corrupção é a venalidade em torno da função pública, denominando-se passiva quando se tem em vista a conduta do funcionário corrompido, e ativa quando se considera a atuação do corruptor. Modernamente, pode-se tratar a corrupção ativa e passiva como uma unidade complexa – concurso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.