Controle da Constitucionalidade

Publicado em 22/04/2003

Controle de Constitucionalidade


INTRODUÇÃO

A evolução dos fatos até chegarmos ao constitucionalismo nos mostra os pactos forais e cartas de franquia, contratos de colonização, as Leis Fundamentais do Reino e as doutrinas do Pacto social, sempre objetivando os direitos e as garantias individuais.

A partir de 1791, passam as Declarações de direitos a fazer parte das constituições escritas, o que levou à afirmação de que a sociedade cuja organização não tiver tais declarações e a separação de poderes não tem Constituição.

Não basta, porém, o texto escrito, à eficácia do mesmo, se não houver um controle de constitucionalidade, ou seja, a verificação da adequação dos atos e, principalmente, das leis à Constituição.

Para que haja esse controle faz-se necessário a criação de órgãos adequados, competentes e com competência para a verificação da constitucionalidade; a legitimação de partes capazes, em nível de compreensão de tão importantes questões, facilitando o acesso de todas as camadas da sociedade a decisões que façam valer os seus direitos, constitucionalmente protegidos.

Neste trabalhos mostraremos alguns aspectos importantes desta matéria já amplamente versada na doutrina.

 

2. SUPREMACIA DA CONSTITUIÇÃO

A idéia de controle de constitucionalidade está ligada à Supremacia da Constituição sobre todo o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.