Contratos Indexados em Moeda Estrangeira

Publicado em 31/08/2006

Todavia, para que a responsabilidade pela paridade cambial seja repassada ao arrendatário, necessário se faz que as sociedades de arrendamento mercantil e as instituições financeiras autorizadas à realizar operações de arrendamento mercantil comprovem, sem deixar nenhuma margem de dúvidas, que, em sua totalidade, os recursos com os quais adquiriu o bem arrendado efetivamente tenham sido captados no exterior em moeda estrangeira.

Com efeito, os contratos de leasing, via de regra, fazem menção à captação em dólar para fazer frente à aquisição do bem arrendado, mas o fazem de modo genérico, sem indicar precisamente a origem dos recursos ou sua vinculação contábil às avenças em epígrafe, o que não satisfaz de forma completa o que ficou disciplinado no referido art. 38 do regulamento anexo à resolução n.º 980 do Banco Central.

O STJ abraçou exatamente esse entendimento guiado pelo Ministro Ruy Rosado de Aguiar, em recente decisão.

A fundamentação jurídica da necessidade da comprovação dos recursos talvez seja o principal argumento em favor dos arrendatários em geral nessa época de descontrole cambial pelos quais atravessou recentemente o Brasil, haja vista que se não foram tomados no exterior, nada justifica que a igualdade cambial seja repassada, por configurar de forma mais que evidente, o enriquecimento ilícito.

Não…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.