Constituição da Antiguidade a Nossos Dias

Publicado em 22/04/2003

Entende-se que quando um poder está autenticamente legitimado pelo consenso popular, quando está controlado pelo povo que é responsável por ele, não tem sentido insistir no aspecto do limite, tão querido pela tradição constitucionalista.

No final do último quarto do século XVIII podia ser representado pelo paradoxo em que de um lado a tradição constitucionalista do poder limitado e de outra a aspiração nascente que punha em discussão a forma política e a mesma tradição pelo mesmo povo. As duas tendências apresentavam-se totalmente diferentes e opostas. A tradição constitucionalista condenava a nascente idéia da soberania popular, coma ruptura da ordem constitucional, da dissolução do vínculo de obediência política em relação os poderes constituídos. Já quem defendia a necessidade de se fundamentar a as instituições políticas sob a vontade do povo, acabavam por achar a constituição como algo embaraçoso. "O povo soberano temia a constituição e a constituição temia a vontade popular" , diz Fioravanti.

2.2 Las Revoluciones ( as Revoluções)

As revoluções do final do século XVIII, primeiro a americana e depois a francesa, representam neste sentido um momento decisivo na história do constitucionalismo, pois situam em primeiro plano um novo conceito e uma nova prática que estão destinados a colocar em discussão a oposição entre a tradição constitucioanlista e a soberania popular. Trata-se nada mais, nada menos, do poder que os colonos americanos exerceram primeiro em 1776, com a finalidade de declarar…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.