Constitucionalidade da Lei de Crimes Hediondos em Face do STF

Publicado em 18/06/2006

Constitucionalidade da Lei de Crimes Hediondos em Face do STF


1. INTRODUÇÃO


Em 1990, após a ocorrência de crimes graves contra pessoas influentes de nossa sociedade, como foram os casos do seqüestro do empresário Abílio Diniz e o assassinato da atriz Daniela Perez, o congresso nacional na volúpia de dar uma resposta imediata à sociedade e mais especificamente a mídia, que nesses dois casos fizeram uma pressão impressionante aprovou a lei 8.072 que trata dos crimes hediondos, resposta que passados 16 anos se mostrou totalmente ineficiente quanto à diminuição da criminalidade.

Segundo o pressuposto teórico, a questão inicial é saber o que pode e deve ser considerado como crime hediondo. A Lei n. 8.072/90, em vez de fazer uma definição do que é hediondo, acertadamente, preferiu catalogar as infrações penais assim consideradas no seu art. 1º. Consequentemente procurou-se uma aceitável afronta ao princípio da legalidade que, dentre os seus principais corolários, tem o da lex certa. De fato, se hediondo, como Leciona Franco (1997), é o delito que se mostra "repugnante", "asqueroso", "sórdido", "depravado", "abjeto", "horroroso" ou "horrível", uma possível definição, dada à elasticidade do significado da expressão, tornaria possível, ao sabor da formação ideológica ou cultural do juiz, considerar como tal àquilo que assim lhe parecesse.

Os problemas para se determinar uma definição legal de crime hediondo dizem com a própria dificuldade de se proceder a uma definição material de delito, aportado no caráter danoso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.