CONSÓRCIO DE EMPREGADORES URBANOS

Publicado em 09/08/2010

Possível, ainda, ante a mesma natureza contratual já exposta, que os consorciados elejam um ou alguns dos integrantes do consórcio como seus representantes de forma expressa ou tácita, com o fim único de promover a efetivação do controle empregatício, ocasião em que derivaria do ajuste entre os interessados a medida de poder que caberia a cada um .


Quanto a responsabilidade, esta também deve decorrer do tipo de obrigação prestada pelo empregado.
A responsabilidade solidária, como já conceituada, deve resultar de lei ou de acordo entre as partes, sendo assim cabe analisar a possibilidade de aplicação da solidariedade aos consorciados. Se ela decorre da lei ou da vontade das partes, e até o momento não temos legislação que obrigue a solidariedade entre os empregadores, é certo que se não houver a vontade manifestada dos integrantes não poderíamos aplicar a responsabilidade solidária entre os participantes do consórcio.
No entanto, como diz Otavio Calvet:


Entretanto, deve ser reconhecido que nada impede, já atualmente, a contratação de empregados por múltiplos empregadores, ainda que sem estabelecimento de pacto de solidariedade, onde a solução para se buscar a medida de responsabilidade de cada um repousa na natureza da obrigação e partição ou não do poder empregatício como concluímos no item anterior. Em caso de responsabilizações apenas pela conta-parte de cada empregador, repita-se, caberá a estes o ônus de demonstrar o efetivo quantum de suas partes, havendo no particular presunção júris tantum de que todos admitiram o empregado pela totalidade do poder patronal (regra geral) .


A solução…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.