Concurso de Pessoas

Publicado em 12/06/2003

Do Concurso de Pessoas


INTRODUÇÃO

O nosso Código Penal adota a Teoria Finalista e define o crime como sendo um fato típico e antijurídico, sendo esse entendimento necessário para que haja um pleno esclarecimento quanto ao conceito de CONCURSO DE PESSOAS.

O crime – fato comportamental do homem – pode ser classificado de diversas formas, seja em função de sua gravidade, seja em função de suas formas de execução, seja em função do resultado, além de inúmeros outros critérios. Pode-se classificar o crime, também, e é esta a classificação que interessa chegar, em função do número de sujeitos ativos exigido pelo tipo penal para a sua configuração. Neste caso, fala-se em crimes unissubjetivos ou plurissubjetivos.

Os crimes unissubjetivos (ou monossubjetivos) são aqueles cujo tipo permite sejam eles praticados por uma única pessoa. É a regra no Código Penal, tal como ocorre com o aborto, a ameaça, o peculato etc.

Os crimes plurissubjetivos são aqueles cuja conceituação típica exige a participação de duas ou mais pessoas para sua caracterização.

Quis o legislador, ao dispor sobre o assunto, optar pela denominação "CONCURSO DE PESSOAS", sendo que outras nomenclaturas existem: co-delinqüência; participação; co-participação, concurso de agentes etc., todas significando a possibilidade da concorrência de duas ou mais pessoas para o resultado previsto na norma penal.

Independente da nomenclatura define-se CONCURSO DE PESSOAS como sendo "todos aqueles que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.