Concubinato

Publicado em 22/04/2003

CONCUBINATO - A UNIÃO ESTÁVEL E A CONSTITUIÇÃO


I - INTRODUÇÃO AO TEMA

Com o advento da CF/88, a união estável entre o homem e a mulher, não unidos pelo matrimônio, passou a ser reconhecida como uma entidade familiar para efeito de proteção do Estado (art. 226, § 3º).

Diante do assento legal, diversas pessoas, incluídos lidadores do direito, passaram a nutrir uma abrangente expectativa de direitos à concubina que não encontra respaldo no ordenamento jurídico. As divergências nesta área do direito encontram explicação na legislação fragmentária e anárquica de que os julgadores têm que se socorrerem para compor os litígios que envolvam questões de união livre, o que os obriga a não se exaurirem nos textos legais. Fato recrudescido pela intromissão do legislador constitucional que agiu sensibilizado pela enorme proporção de uniões livres enfiadas no nosso tecido social; propala-se maiores em número que as uniões legais. A indigitada norma constitucional, por qualquer prisma exegético que se a queira ver, traduziu tão-somente a boa intenção do legislador que quis imprimir dignidade às famílias constituídas à margem da lei. Mesmo porque a Constituição, por mais abrangente que pudesse ser, nada mais fez, como era do seu mister, do que assumir a característica de Costituição-dirigente, enquanto define fins e programa de ação futura.


II - A UNIÃO LIVRE ESTÁVEL

Necessário à colocação do tema que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.