Concubinato

Publicado em 14/04/2006

CONCUBINATO


INTRODUÇÃO

O tema é antigo e atual ao mesmo tempo. E não é possível precisar desde quando a humanidade viu nascer esse relacionamento de homem e mulher, tido por uns como imoral, para outros como normal e conveniente, quando não necessário.

Pelo ritmo da sociedade hodierna, provavelmente teremos todos de adaptarmo-nos a uma realidade inconteste, que é a crescente adesão à união espúria, no dizer de alguns.

Os fatores que levam tantas pessoas a esse polêmico posicionamento sócio-familiar são os mais variados: condição econômico-financeira, a exemplo daquele que opta por amasiar-se com uma "viúva rica", ou daquele que não reúne recursos para celebrar um casamento em seu rito convencional.

Também a desinformação sobre o quadro vivenciado contribui para um parceiro se "acomodar". Gravidez antenupcial tem sido outra razão para se pensar que a solução para um problema é criar, sem saber, outro problema. Ou, o que é pior, informação errônea sobre a realidade a ser compartilhada. E a conhecida, suposta e ilusória fuga de responsabilidade ou compromisso.

Nas linhas que se seguem, demonstram-se curiosidades etimológicas do vocábulo, além do conceito generalizado, elementos essenciais para a real existência do concubinato, suas espécies principais e seu posicionamento no mundo jurídico.

Conceito – Concubinato deriva do latim, concubinatus, que deriva de concubina, também em latim, palavra que, por sua vez, procede do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.