CONCORDATA

Publicado em 22/04/2003

DA CONCORDATA


1 – ORIGEM

A concordata constitui um instituto do Direito Falimentar que, além de visar à proteção ao crédito de uma forma mais suave do que a falência, ainda visa a uma recuperação imediata do devedor.

A doutrina encontrou a provável origem da concordata em dois institutos formulados no Direito Romano: o pactum ut minus solvatur e a indutia quinquinallis.

Na Roma antiga, acreditava-se que, quando o devedor morria sem pagar a dívida, a sua alma tornava-se "penada" e, para salvá-la, os seus herdeiros reuniam-se para verificar a força da herança e formular uma proposta aos credores que solvesse a dívida. Assim, segundo o pactum ut minus solvatur, os credores concordavam com os herdeiros na redução de seus créditos até a força da herança. Isso ocorria nos casos de sucessão mortis causa, que acarretava a responsabilidade pessoal de todos os herdeiros pelas dívidas do falecido, os quais renunciavam a herança quando o passivo era superior ao ativo, procedendo-se, então, à venda dos bens para pagamento dos credores. No entanto, caso o produto dessa venda não satisfizesse totalmente os credores, a memória do falecido permanecia marcada pela infâmia e, para que isso não acontecesse, formulou-se esse pacto entre os herdeiros e os credores que concordassem com a redução de seus créditos. Posteriormente, estabeleceu-se que o pacto poderia ser oposto por credores ausentes e dissidentes.

Com o advento dos benefícios do inventário, introduzido por Justiniano, o pactum ut minus solvatur perdeu o sentido original, que tratava mais da esfera…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.