Compensação

Publicado em 22/04/2003

COMPENSAÇÃO


Observações preliminares. As pessoas podem Ter dívidas recíprocas. O fato não teria maior significado se alei não determinasse, ou permitisse, o encontro dessas dívidas, com o fim de extingui-las, até a concorrente quantia. A esse modo de extinção dos créditos chama-se compensação.

Trata-se de modo extintivo tão berrante, quando legalmente imposto, que chega a ser considerado anormal. A anormalidade revela-se: a) na extinção das dívidas recíprocas antes de serem pagas; b) no fracionamento de uma das dívidas. A última singularidade representa exceção ao princípio geral de que o credor não pode ser obrigado a receber a dívida por partes, ainda que a obrigação tenha por objeto prestação divisível.

Tais anomalias não ocorrem nas legislações que, a exemplo do Direito romano, não admitem a compensação como modo legal de extinção de dívidas. Em verdade, tal orientação ajusta-se melhor aos princípios. No entanto, outras acompanham o direito francês na aceitação da compensação legal.

A compensação ‘ipso jure’ visa a eliminar um circuito inútil. Se devo a alguém que me deve, não há motivo para exigir duas operações de pagamento. Na hipótese mais simples, pagaria ao meu credor e, como este é, ao mesmo tempo, meu devedor, me restituiria o que de mim recebera. Verificar-se-ia, desse modo, dupla transferência de bens, perfeitamente dispensável.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.