Como proteger o Direio das Minorias

Publicado em 25/09/2009

Entretanto, como o objetivo tático era a destruição dos "focos de reação", sobretudo dos impérios russo e britânico, Karl Marx e Friedrich Engels foram algumas vezes levados a apoiar "pequenos" nacionalismos dentro da Rússia (da Polônia, dos Bálticos), sendo que, lá pelo final do século XIX, Engels admitiu que a autonomia, e mesmo a independência das nações, constitui muitas vezes um primeiro passo para uma ação revolucionária eficaz. Aliás, esta concepção virá a ser, embora com algumas concessões, a doutrina dominante da Segunda Internacional, fundada em Paris em 1889.

 

Kautsky, uma posição pragmática

Devido à estrutura multi-étnica do Império e a um certo clima de liberdade intelectual, os socialistas austro-húngaros são os que aprofundaram mais cedo o estudo das relações entre as questões social e nacional. Regidos por uma Lei fundamental (elaborada com base em um projeto de 1849) cujo artigo 19 dispunha que "todos os povos do Estado são iguais em direito e cada povo tem o direito inalienável de cultivar sua nacionalidade e sua língua...", [6] os marxistas austríacos adotaram muito cedo uma abordagem original em relação à matéria.

O primeiro social-democrata a esboçar um corpo teórico sobre a questão nacional foi, em 1887, o austríaco Karl Kautsky (1854-1938), que, diferentemente dos "pais-fundadores", formulou sua…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.