Comércio Eletrônico

Publicado em 18/03/2005

A liberdade de contratar está limitada à supremacia da ordem pública, que veda convenções contrárias aos seus interesses e aos bons costumes.

III.3. Princípio do consensualismo

Neste princípio, basta o simples acordo de vontades para que o contrato se forme.

Segundo Orlando Gomes, a idéia de que basta o simples consentimento para formar um contrato é conquista recente do pensamento jurídico, onde a simples operação intelectual do concurso de vontades é o suficiente para a formação do contrato.

Embora alguns contratos, para que tenham validade, sejam condicionados à observação de certas formalidades legais, "a maioria deles é consensual, já que o mero consentimento tem o condão de criá-los sendo suficiente para sua perfeição e validade." 22

III.4. Princípio da boa fé

Este princípio significa que é a intenção das partes o que deve prevalecer sobre a declaração da vontade manifestada, e está previsto no nosso ordenamento jurídico, no art. 85 do Código Civil, e é o cerne dos contratos eletrônicos.

Dispõe o art. 85 "Nas declarações de vontade se atenderá mais à sua intenção que ao sentido literal da linguagem."

Conforme o Prof. Fernando Noronha:

"A boa-fé contratual, especificamente, traduz-se no dever de cada parte agir de forma a não defraudar a confiança da contraparte. Impõe-se, em primeiro lugar ao devedor e ao credor, mas, como adverte Larenz, alcança outros participantes da relação…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.