Código Criminal

Publicado em 12/03/2004

Direito Penal no Brasil


Os Aborígenes e os Silvícolas

Os estudos deixados por cronistas e missionários são ricos no que tange à vida não material e religiosa dos silvícolas, contudo no aspecto social, pouco temos registrado.

Esses viviam na idade da pedra lascada e sua economia era de subsistência para consumo imediato: caça, pesca, coleta de plantas, limitadíssima agricultura, tudo com métodos rudimentares. Não haviam domesticado animais para deles obter trabalho ou alimento. Não possuíam roupas, andavam com quase nada que lhes protegessem.

Os tupis viviam em sociedade sem maiores ambições ou dinamismo. Era certamente ausente uma organização jurídico-social. Nunca possuíram governo ou justiça semelhantes aos dos homens brancos. Eram possuidores de uma personalidade pacata, indiferente que se demonstrava bem em questões familiares notando-se que não exerciam coerção física contra os filhos.

O direito se confundia com o divino, as questões jurídicas se resolviam pelos tabus ou pelo misticismo. O direito penal se expressava através das condenações, sem privação de liberdade, salvo quando para aguardar uma "execução".

A vingança privada era adotada comumente: entregava-se o criminoso à própria vítima ou aos seus familiares para que compensassem com o castigo empregado o mal recebido. Quando o "delito" era cometido por membro de outra tribo ou taba estranha, caracterizava um "crime de estado". Os crimes mais comuns eram o adultério, perfídia (traição, falsidade e deslealdade), roubos e furtos; esses, praticados em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.