Co-Autoria de Infanticídio

Publicado em 22/04/2003

Co-Autoria de Infanticídio

O co-autor ou partícipe do crime descrito no artigo 123 do CP, responde pelo crime de homicídio ou infanticídio?

A questão supra apresentada é indagada devido ocorrer a hipótese de terceiro concorrer para a prática do crime de infanticídio.

O crime descrito na incidência penal do art. 123 do CP nos revela uma conduta proibitiva, prevendo uma pena de detenção de 2 a 6 anos. "Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após". Este é o crime de infanticídio, que em face da legislação penal vigente, não constitui forma típica privilegiada de homicídio, mas delito autônomo com denominação jurídica própria. Entretanto, o infanticídio não deixa de ser, doutrinariamente, forma de homicídio privilegiado, em que o legislador leva em consideração a situação particular da mulher que vem a matar o próprio filho em condições especiais.

No caso em tela, temos, como objeto jurídico tutelado pelo Estado, a vida do neonato (o que acabou de nascer) ou nascente (o que está em trabalho de parto). A mãe parturiente (sujeito ativo) somente pode cometer o crime contra seu próprio filho (sujeito passivo) dolosamente, sob influência do estado puerperal, pois o infanticídio não aceita a modalidade culposa (art. 18, parágrafo único do CP) e por ser um crime material, admite a tentativa.

Em se tratando de concurso de pessoas, a norma de extensão do art. 29, caput, reza: "Quem, de qualquer modo, concorre para o crime incide nas penas a este…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.