CLONAGEM HUMANA: Perspectivas Lagal e Doutrinária

Publicado em 01/01/2007

Em virtude disso, seguindo a orientação constitucional, a bioética e o biodireito deverão repudiar toda e qualquer conduta que venha a reduzir o homem à condição de coisa, furtando-lhe a dignidade e o direito a uma vida digna.

A complexidade do tema requer um equilíbrio entre conservadorismo, liberalismo e progressismo, uma vez que o predomínio radical de apenas um desses fatores pode resultar na inviabilidade do regramento ético e jurídico da clonagem humana.

A clonagem humana suscita problemas referentes à dignidade humana, à vida, a princípios consagrados na nossa Constituição. Nesse sentido, devemos ressaltar que a evolução da sociedade, por vezes, resulta numa mutação constitucional, onde nossos tribunais modificam posições até então definidas sobre determinados temas, ou seja, a interpretação se dá sob outra ótica.

Portanto, é forçoso reconhecer a imperiosa necessidade de uma interpretação evolutiva, no que concerne ao Direito Constitucional, visando adequar os avanços da biomedicina aos reclames sociais.

Quando se dizia, por exemplo, que a clonagem seria um modo de reprodução diferente do modo tradicional; o modo natural virou tradicional, quando, na realidade, clonagem é um modo artificial. O conceito de concepção é exatamente o mesmo, o que mudou foi apenas o método. O método era natural, e hoje temos, ao seu lado, o método artificial. Mas, com isso, evidentemente, não está se pretendendo dizer que o método natural é o método tradicional, no sentido de tradição humana: é o método da natureza, pois, no segundo, há uma interferência do homem e, por isso, passa…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.