Chamamento ao Processo

Publicado em 22/04/2003

Como se acabou de ver, a sentença que julgar a ação valerá como título executivo para aquele que pagar a dívida, a fim de que exija sua parte correspondente dos outros devedores. Ora, o que estabelece esse dispositivo é a sub-rogação nos direitos do credor para aquele que satisfizer a obrigação. Afasta-se assim, a ação de regresso, objeto finalístico da denunciação da lide.

Diante da real importância da compreensão da sub-rogação, decidiu-se fazer um exame mais aprofundado do instituto, tecendo, inclusive, considerações que, às vezes, não dizem respeito diretamente ao chamamento ao processo, mas que, como um todo, servem para compreender a razão pela qual, o que se tem no art.80 do CPC é efetivamente a sub-rogação.

7.2 Generalidades

Sub-rogar, de uma forma geral, é basicamente substituir. Colocar uma coisa em lugar de outra, ou uma pessoa em lugar de outra. Temos, então, duas espécies de sub-rogação: a real, quando ocorre sub-rogação de coisas; e a pessoa, quando ocorre sub-rogação de pessoas.

O Capítulo IV, do Título II, do Livro III do Código Civil que se refere ao pagamento com sub-rogação, não cuidou especificamente do gênero sub-rogação, mas tão-somente, da espécie sub-rogação pessoal, que se dá quando ocorre a substituição de uma pessoa por outra, mantendo a substituta os mesmos direitos que a substituída.

7.3 Natureza…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.