Chamamento ao Processo

Publicado em 07/08/2005

CHAMAMENTO AO PROCESSO

2005


INTRODUÇÃO

O objeto deste trabalho é a analise do instituto chamamento ao processo. Procuramos buscar, no direito material, objetivando, uma base para o cabimento do instituto, tais como fiança, solidariedade, hipóteses legais de admissibilidade, diferença e semelhanças de outros institutos de intervenção de terceiros, e em relação à sentença, tratamos da: sub-rogação, generalidades, natureza jurídica, conceito, sub-rogação legal e seus efeitos.


1 Conceito

Trata-se de um instituto que consiste num meio de formação de litisconsórcio passivo, por iniciativa do próprio réu. Observe-se que se trata de uma exceção, pois a facultatividade do litisconsórcio esta sempre ligada à figura do autor, e não à do réu. É imprescindível, ainda, para esse conceito, o fato de que aquele que paga a divida fica sub-rogado nos direitos do credor, podendo exigir dos outros réus a sua cota-parte, ou na hipótese do inc. I do art. 77, exigir que primeiro sejam executados os bens do devedor principal.

Na precisa concepção de Athos Gusmão Carneiro, "pelo chamamento ao processo, ao réu assiste a faculdade (não a obrigação) de, acionado pelo credor em ação de cobrança, fazer citar os coobrigados, a fim de que ingressem na relação jurídica processual como seus litisconsortes, ficando destarte abrangidos pela eficácia da coisa julgada material resultante da sentença".

1.1 Chamamento ao Processo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.