Chamada ao Processo

Publicado em 07/05/2006

CHAMAMENTO AO PROCESSO


Noções preliminares e conceituação

O chamamento ao processo foi introduzido no direito brasileiro pelo atual Código de Processo Civil, arts. 77 a 80.

Sua finalidade é alargar o campo de defesa dos fiadores e dos devedores solidários, possibilitando-lhes chamar o responsável principal, ou os co-responsáveis a virem a responder pelas sua respectivas obrigações e fazer atuar o principio da economia processual, permitindo num mesmo processo se cumularem a ação proposta com a ação regressiva que o réu teria contra os co-responsáveis.

Pelo "chamamento ao processo" o réu provoca a intervenção de terceiras pessoas, que o autor poderia ter trazido como litisconsortes daquele. É um instituto criado em beneficio do réu e somente este pode utilizá-lo. O chamamento ao processo é admissível e não obrigatório, é uma faculdade concedida ao réu.

Chamamento ao processo é o ato pelo qual o réu citado como devedor, chama ao processo o devedor principal, ou co-responsáveis ou os coobrigados solidários para virem responder pelas sua respectivas obrigações.

Casos de chamamento ao processo

O CPC, art. 77, desdobra o chamamento ao processo em três casos:

"É admissível o chamamento ao processo":

I - do devedor, na ação em que o fiador for réu; ou seja, permite ao fiador, citado como réu pra pagamento da dívida, chamar o devedor, no prazo para a contestação, a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.