Capacidade e Incapacidade

Publicado em 13/04/2004

Criou-se a responsabilidade penal da pessoa jurídica para os crimes ambientais, rompendo-se assim, o clássico princípio do societas delinquere non potest. Contudo, será esta resposta aplicável no contexto do ordenamento jurídico penal brasileiro?

O tema é bastante conflituoso e cheio de divergências, principalmente quando da análise do elemento da culpabilidade, vez que falta às pessoas jurídicas os requisitos mínimos exigidos para se imputar uma conduta a alguém, em especial a potencial consciência da ilicitude do fato cometido. Não se pode olvidar que o nosso Direito Penal é todo alicerçado na culpa - nullum crimen sine culpa - , cujo destinatário tem sido exclusivamente a pessoa humana.

Sem culpabilidade não existe pena (nulla poena sine culpa). Esta é uma garantia adotada pelo sistema penal brasileiro que, repudiando todas as formas de responsabilidade objetiva exige a existência da culpa para que a pena possa ser aplicada.

A pessoa jurídica não possui discernimento próprio, eis que é representada por pessoas naturais, estas sim, as únicas infratoras, pois são elas que, conscientemente, optam por cometer ou não o delito.

A pessoa jurídica não possui vontade autônoma. Assim, há impossibilidade de atribuir-lhe um juízo de culpa, uma vez que tal depende da análise do seu comportamento, e não tendo ela vontade, não poderá ser responsabilizada por fato de terceiro, único detentor de vontade, por configurar-se em hipótese de retorno à responsabilidade penal objetiva.

À pessoa jurídica não se pode ser atribuída imputabilidade,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.