Bens Reservados

Publicado em 13/10/2004


DO DIREITO COMPARADO

A Revolução Industrial do século XIX tirou a mulher do lar para cooperar no sustento da família. O seu salário era recebido pelo marido e não por ela que era quem havia se extenuado no trabalho. Mas, para aquela época, foi a má administração desse dinheiro pelo marido que o despendia no alcoolismo e na má conduta que provocou uma reação contra tal injustiça. Foi para corrigir essa situação que surgiram as primeiras leis permitindo a ela apropriar-se do seu salário. Atualmente, perante o Direito Trabalhista, esse é um preceito de ordem moral.

As leis voltadas para o trabalho da mulher foram um amadurecimento da proteção do trabalho do menor. Das operárias passou-se para todas as atividades profissionais e lucrativas.

Os países pioneiros (trabalho da mulher) foram os do sistema da common law, iniciando-se pelos Estados Unidos da América. As leis arroladas no nº. 17 bem o demonstram.

A proteção ao produto do trabalho da mulher casada surgiu, pela primeira vez, na Suíça, no Cantão de Genebra, com a Lei de 7 de novembro de 1894.

A locução bens reservados é atribuída ao Código Civil alemão – BGB -, de onde passou para os demais países. Foi, também, na Alemanha que ele surgiu pela primeira vez consagrado dentro da sistemática de um código e ricamente regulado.

Observa-se no exame dos sistemas legais dos países por nós vistos um traço fundamental e comum: onde o marido detém poderes de administração sobre os bens do matrimônio, maiores dos que o da mulher, surge o instituto dos bens reservados para compensa-la da desigualdade, segundo o ensinamento…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.