AVERIGUAÇÃO OFICIOSA DE PATERNIDADE

Publicado em 09/08/2010

COMPETÊNCIA. O Juízo de Família é o competente, em razão da matéria, para processar e julgar a ação de investigação de paternidade. (cf. arts. 85, I, letra b, e 96, do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do Rio de Janeiro). O Juízo de Registro Civil das Pessoas Naturais tem competência restrita para conhecer do procedimento, administrativo da averiguação oficiosa referente ao registro de menor de maternidade estabelecida e não para processar e julgar ação de investigação de paternidade. (cf. Lei nº 8. 560, de 29 de novembro de 1992, Lei nº 6015, de 31 de dezembro de 1973 e artigo 90, do Código de Organização e Divisão Judiciárias. Desprovimento do agravo.( 1995.002.00206 - AGRAVO DE INSTRUMENTO, DES. PAULO SERGIO FABIAO - Julgamento: 25/04/1995 - SETIMA CAMARA CIVEL)

Como se pode observar do entendimento jurisprudencial, a competência para apreciar e deliberar no procedimento de averiguação oficiosa de paternidade seria o juiz do registro civil. Porém, no Estado do Rio de Janeiro não existe um juiz para o Registro Civil, apesar de na Comarca da Capital deste Estado haver uma Vara de Registros Públicos, no entanto, salvo melhor juízo, seria mais conveniente, diante do procedimento de averiguação oficiosa de paternidade, que o mesmo fosse apreciado pelo juiz de família, ou até mesmo por um juiz da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.