Ausência, Sucessão Provisória e Definitiva no Novo Código Civil

Publicado em 20/11/2005

Ausência, Sucessão Provisória e Definitiva


Resumo

Após 27 anos de tramitação no Congresso Nacional, o povo brasileiro finalmente teve aprovado pela Câmara dos Deputados, em 10 de janeiro de 2002, o projeto que reformulou o Código Civil. Os seus 2.046 artigos entraram em vigor no último dia 10 de janeiro de 2003, quando substituíram o código de 1916 que, embora desatualizado, continuou regendo nossa vida.

A grande complexidade de um processo de codificação terminou por ocasionar o nascimento de um novo código, atropelado por transformações contundentes na sociedade. A legislação atual, por exemplo, não aborda temas polêmicos entre a maioria dos doutrinadores do direito e bastante difundidos na mídia impressa e eletrônica, como os direitos civis de homossexuais e travestis, a inseminação artificial em seres humanos, clonagem, infidelidade conjugal virtual, o comércio on-line e internet.

O grande responsável pelo projeto do Novo Código Civil é o professor Miguel Reale, que aos 92 anos de idade, vem recebendo, a exemplo de Clóvis Beviláqua mentor da legislação de 1916, severas críticas principalmente pela caducidade de alguns institutos, o que tem levado estudiosos do direito a afirmarem que o novo código já "nasce velho". Esses consagrados juristas que presidiram a comissão de elaboração do antigo e do atual Código Civil, porém, são vítimas do bicameralismo, uma vez que todo projeto aprovado em uma das casas parlamentares (Câmara e Senado) deve ser submetido à apreciação da outra, assegurando às lideranças…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.