As tendências do Direito Civil brasileiro na pós-modernidade

Publicado em 16/10/2009

 

3) REPERSONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL E CLÃUSULAS GERAIS. CÓDIGO CIVIL DE 2002.

Antes de enfrentarmos os temas propostos neste capítulo, é necessário fazermos algumas considerações de cunho metodológico, imprescindíveis para a compreensão da constitucionalização do Direito Civil, fenômeno que parece carregar em si verdadeiro paradoxo.

Para tanto, devemos compreender, em primeiro lugar, que a dicotomia da dogmática do século XIX, restaurada pelo Iluminismo, que estabeleceu uma profunda separação entre Direito Público e Privado não mais parece fazer sentido hodiernamente.

Todas as normas infraconstitucionais – que caracterizam uma pluralidade de fontes normativas – devem se submeter aos princípios e valores que a sociedade brasileira identifica como prevalentes, quais sejam, os princípios e valores constitucionais.

Com a queda da dicotomia que segmentava o Direito Privado do Público, é um contra-senso afirmar que as normas constitucionais se destinam somente ao legislador. Todas elas têm aplicação direta. Seus princípios atuam tanto no plano da justificação quanto no plano da aplicação, e são, inclusive, auto-executáveis.

Diante disso, a Constituição da República se situa no ápice do sistema normativo. Possui, um papel unificante tendo em vista o amplo compromisso…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.