As Incongruências na Sucessão do Companheiro (a) Face o Código Civil de 2002

Publicado em 30/03/2005

Guilherme Calmon Nogueira da Gama (2003, p. 46), sobre a efetividade do preceito constitucional, assim comenta:

Desse modo, considerando que, por força de normas infraconstitucionais, desde 1996 existe tratamento igual na sucessão entre cônjuges e na sucessão entre companheiros, deveria ter sido mantido tal tratamento para dar efetividade ao comando constitucional contido no art. 226, caput, da Constituição Federal.

Outra crítica levantada por Leite (2003, p. 60), é a omissão do legislador quanto à garantia da quarta parte da herança em relação ao companheiro, garantido ao cônjuge pelo artigo 1.832 do CC, onde escreve:

[...] ainda há que se considerar o disposto no art. 1.725 do Código (‘Na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens’). Ora, se o legislador reconhece que, na união estável, pode ocorrer união de esforços na aquisição de bens, como no casamento, não é possível (ao menos no terreno da lógica) que desconheça a garantia da quarta parte da herança em relação ao companheiro.

Débora Gozzo (2004, p. 52-53) diz que pelo direito anterior, ou seja, pela Lei nº. 8.971/94, se o companheiro concorresse com filhos comuns ou só do autor do hereditando, teria tido direito ao usufruto de uma quarta parte dos bens do falecido, além de sua…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.