As Escolas Estatutárias

Publicado em 11/05/2005

AS ESCOLAS ESTATUTÁRIAS

São Paulo, junho de 2004


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade demonstrar os principais aspectos das escolas estatutárias, relacionados ao Direito Internacional Privado, no período entre o Século XIV e o Século XVIII.

Veremos a seguir, que as divergências entre os direitos consuetudinários germânico, francês e o italiano, determinaram a busca de soluções comuns aos conflitos de direito internacional privado. Veremos, também, no século XII, o surgimento do municipalismo e dos estatutos, que suscitariam contínuos conflitos entre as cidades.

A evolução das sociedades vai obrigando o nascimento de um direito novo. Este movimento de renovação jurídica se dá por estatutos. Por isso, chamam-se estatutárias as primeiras escolas que a partir do século XIV até o século XVIII apresentaram estudos a respeito de especial apreciação de fatos anormais: Essas escolas são quatro: Italiana, Séc. XIV; Francesa, Séc. XVI; Holandesa, Séc. XVII e Alemã, Séc. XVIII.

Dessa forma, antes de demonstrarmos as teorias das escolas estatutárias, faremos, neste trabalho, um breve relato da história pregressa do Direito Internacional Privado - D.I.P. (dos glosadores e pós-glosadores), e os principais desdobramentos que influenciaram as doutrinas modernas (direito anglo-americano), para entendermos melhor a sua relevância para o D.I.P.

Analisar as teorias estatutárias no período medieval e moderno, especialmente considerando as bases que o antecederam, mais que uma referência histórica, é uma oportunidade ímpar para buscarmos nelas a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.