As Causas Excludentes de Ilicitude Previstas na Parte Geral do Código Penal Brasileiro

Publicado em 20/05/2006

Ainda sobre a legítima defesa de terceiros a jurisprudência entende que: "age em legítima defesa quem, vendo conhecido seu na iminência de ser atingido por uma pessoa, ainda que seu conhecido houvesse dado início à contenda, agride o portador de arma moderada mente".

Outro exemplo de legítima defesa de terceiros está na jurisprudência que dispõe: "Igualmente, o segurança particular que reage à ataque injusto a pessoa do patrão ou do patrimônio deste".

3.1.4. USO MODERADO DOS MEIOS NECESSÁRIOS

O agente deve utilizar-se dos meios necessários de forma moderada para repelir a agressão atual ou iminente e injusta. Esses "meios necessários" são aqueles menos lesivos colocados à disposição do agente no momento em que sofre a agressão, ou seja, os que causam o menor dano indispensável à defesa do direito. Exemplo: se o sujeito tem um pedaço de pau a seu alcance e com ele pode tranquilamente conter a agressão, o emprego de arma de fogo revela-se desnecessário.

Há doutrinadores que sustentam que a proporcionalidade entre repulsa e agressão é imprescindível para a existência do meio necessário, e que não empregar o meio além do que é preciso para evitar a lesão do bem, faria desaparecer a legítima defesa ou faria surgir o excesso. Assim explicita o doutrinador Aníbal Bruno:

"O que o direito permite ou mesmo requer é que o bem seja definido por todos os meios que as circunstâncias apresentam como necessários, empregados, porém, esses meios com a devida moderação. A legítima defesa não deve vir a ser…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.